Redação do Enem 2020 - Competências

Atualizado: Ago 11

De todas as áreas de conhecimento da prova do Enem, a redação é, sem sombra de dúvidas, a melhor para atingir uma nota alta. Isso porque em pouco tempo e alguns treinos qualquer pessoa, que tenha o mínimo de força de vontade, consegue criar uma boa redação.


Agora você me pergunta: Como é possível que qualquer pessoa, em pouco tempo, consiga fazer isso?

A resposta para essa pergunta pode parecer assustadora no começo, porém é respaldada nas competências da redação do Enem 2020. Você tem um paradigma que diz que você chegou em seu limite e que não consegue fazer ou melhorar sua redação.


Começarei quebrando esse paradigma com a seguinte afirmação:


Para fazer uma ótima redação, você não precisa saber escrever bem ou ter lido centenas de livros.


Acredite, eu também pensava que essa galera, que obtém uma nota acima de 900 pontos na redação do Enem, era muito aplicada e que seria impossível chegar a esses níveis.


Então surge outra pergunta:

Como é possível que alguém, que não saiba escrever bem, consiga notas tão boas?


A informação que irei compartilhar aqui, para responder a essa pergunta, não é nenhum "Segredo de Estado". A avaliação da redação do Enem é dividida em cinco partes, e elas avaliam competências diferentes. Cada uma dessas competências vale 200 pontos.


Por exemplo: A competência 1, da redação do Enem 2020, avalia a escrita, ou seja: o domínio da escrita formal da língua portuguesa. Se o aluno conseguir terminar seu texto sem erros gramaticais e ortográficos, atingirá 200 pontos nessa competência.


Obs.: Ainda são permitidos até 2 erros nessa competência sem desconto de pontos.

Mesmo que você não saiba escrever bem, perderá apenas alguns pontos nessa competência, e ainda tem a chance 800 pontos com as outras. Pois, como eu já disse antes, as competências da redação do Enem avaliam aspectos diferentes.





Um aluno poderá não ir bem na competência 1 e tirar nota máxima na competência 5.


Para melhor entendimento de todas as competências da redação do Enem 2020, segue abaixo a lista.


Primeira Competência - Domínio da norma padrão da língua portuguesa.


Segunda CompetênciaCompreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.


Terceira Competência - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de ponto de vista.


Quarta Competência - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.


Quinta Competência - Elaboração de uma proposta de intervenção social para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.


Link para baixar o Ebook

https://www.segredosdaredacaonotamil.com/comobaixarmeuebook



ME ENCONTRE NAS REDES SOCIAIS