Repertório para a redação do Enem

Atualizado: Ago 12

O repertório sociocultural produtivo é a garantia para uma redação nota mil. Sem ele é impossível tirar uma nota máxima nessa modalidade de texto no Enem.


Ele é tão importante que uma das competências deixa explícito:


Segunda Competência - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.



Isso quer dizer que você terá que aplicar conceito das várias áreas de conhecimento e associar à problemática proposta em sua tese sobre o tema.


Fazer a associação de pelo menos uma área ao tema proposto já garante uma das 3 partes (comandos) dessa competência.


Vejamos essas três partes ou comandos:

1º - "Compreender a proposta de redação..."

2º - "...e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para o desenvolvimento do tema,..."

3º - "...dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa."


E isso pode ser a parte mais difícil da redação do Enem, pois dependerá muito do tamanho do repertório que você foi capaz de acumular durante sua vida.


O que são e como aumentar meu repertório sociocultural para a redação o Enem?




Repertório sociocultural é toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência de vida, que possa ser associado à tese e ou ao tema.

Para a redação do Enem é importante saber que existem alguns tipos de repertórios. São eles?

  • Repertório a partir de muitos trechos de cópias dos textos motivadores.

  • Repertório baseado nos textos motivadores.

  • Repertório não legitimado.

  • Repertório legitimado.

Para aumentar seu repertório sociocultural é importante que você divida as áreas de conhecimento por eixos temáticos. Só assim você será capaz de abranger maior parte dos temas mais recorrentes e ter uma visão geral.


Eixos temáticos são áreas ou conjuntos de áreas organizadas de forma a melhor entendimento de um, ou vários, assuntos relacionados. Portanto não existe um padrão para eles. Um professor, por exemplo pode organizar um eixo temático de um jeito totalmente diferente de outra pessoa, tudo vai depender da visão de mundo de cada um.


Veja alguns exemplos:


Sociologia; Filosofia; História; Geografia, etc.

Ciência e tecnologia

Educação

Sustentabilidade e Meio Ambiente

Segurança

Saúde

Cultura

Segurança

Cidadania


Quanto maior seu repertório sociocultural, maior chance de associá-lo ao tema da redação. Exemplo: o tema de 2019: ‘‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’’.

Eixo temático: Cultura e Cidadania. O cinema faz parte das artes e expressão cultural e a Democratização faz parte da cidadania.


Outro meio que pode ajudar crescer seu repertório é através de jornais; livros; documentários; filmes; séries; artigos científicos; entre outros, pois eles trazem, por natureza, um mar de informações, que poderão ser usadas para a formação de opiniões e pontos de vista que serão interiorizados em você e consequentemente aumentar as chances de associar à discussão do texto.









ME ENCONTRE NAS REDES SOCIAIS